Imagem Hidromel e os Vikings

Hidromel e os Vikings conheça a história da bebida dos deuses

Relação entre o hidromel e os povos vikings

O hidromel e os vikings tinham uma relação muito forte pois eles o consumiam em viagens para desbravar e conquistar novas terras. Antes de partirem a bebida era brindada e consumida porquê eles acreditavam que ela conferia coragem e bravura. Após as viagens e batalhas eram realizadas as festas onde novamente a bebida estava presente ou até mesmo nos rituais pelos mortos em batalha. Por conta desse forte vínculo é muito comum atribuir a origem do hidromel aos povos vikings, porém a bebida já era consumida a muitos anos por diversos povos no mundo.

Na Idade Média a bebida era muito famosa por ser de fácil produção, já que ela depende somente de três ingredientes bases: água, mel e levedura. O mel era adquirido nos bosques ao redor das zonas de habitação e as leveduras utilizadas eram selvagens pois estavam presentes nas frutas que também eram adicionadas na receita.

História do hidromel

Na mitologia nórdica existe uma história que liga a origem do hidromel ao pacto de paz selado entre os deuses Aesir e Vanir, que para simbolizarem a paz, jogaram gotas dos seus sangues em um recipiente que deu origem a Kvasir, o deus do conhecimento. Quando viajava pelo reino dos anões, Kvasir foi assassinado. Então os anões adicionaram mel ao seu sangue e essa mistura deu origem à bebida hidromel, que ficou conhecida também como o “néctar dos deuses”. Reza a lenda que a pessoa que bebesse do líquido poderia adquirir o conhecimento do deus que a originou. Assim Odin interesssado pelos conhecimentos que o hidromel poderia proporcionar roubou a bebida na montanha Hnitbjorg, após uma invasão ao reino dos anões, levando-o consigo para Asgard, onde passou a ter também funções proféticas.

Origem do termo "lua de mel"

É muito comum atribuir o consumo de hidromel aos povos vikings, porém a bebida também era muito consumida pelos celtas. Eles serviam ela durante as cerimônias religiosas porquê acreditavam que o hidromel possuía efeitos afrodisíacos e propriedades místicas. Quando os casais estavam em núpcias, a bebida era consumida em todo o ciclo lunar pois acreditava-se que ela auxiliava na fertilidade e fecundação. Essa prática possivelmente deu origem ao termo “Lua de Mel” que é utilizado até os dias atuais.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram