Tipos e Estilos de Hidromel

Tipos e Estilos de Hidromel

Nesse artigo você vai conhecer sobre os principais tipos e estilos de hidromel. Vale salientar que o conteúdo aqui apresentado não representa a totalidade de possibilidades que esta bebida pode ter.

Por que o hidromel é uma bebida versátil?

O hidromel é uma bebida versátil pois os processos de fabricação dele permitem isso. Na etapa de fermentação por exemplo pode ser adicionado ingredientes secundários para realçar algum sabor ou aroma específico, como frutas e sementes. Outro motivo é que trata-se de uma bebida simples de ser fabricada com a receita base (água, mel e leveduras) e que muitas vezes instiga a imaginação humana à realizar variações dessa base adicionando os ingredientes secundários.

Quais os principais tipos e estilos de hidromel?

Hidromel tradicional: sinônimo de “show mead”, o que significa que contém apenas água, mel e leveduras.

Balché: uma versão mexicana nativa do hidromel.

Bilbemel: hidromel feito com Mirtilos.

Hidromel Azul: um tipo de hidromel onde os esporos de fungos são adicionados durante a primeira fermentação, dando uma tonalidade azul ao produto final.

Bouchet: nessa variação o mel é caramelizado antes de ser misturado com a água e as leveduras.

Bochetomel: um hidromel de estilo bouchet, porém ele também contém frutas como sabugueiro, framboesas pretas e amoras.

Braggot: também chamado de colchete. Originalmente era fabricado com mel e lúpulo, atualmente ele é feito de mel e malte.

Capsicumel: um hidromel aromatizado com pimenta; as pimentas podem ser quentes ou suaves.

Cyser: uma mistura de mel e suco de maçã fermentados juntos.

Czwórniak: de origem polonesa, esse hidromel é feito com três unidades de água para cada unidade de mel.

Melomel: qualquer hidromel que contenha frutas em sua composição possuí essa nomenclatura (alguns meloméis possuem outro nome específico, ex: Pyment e Cyser).

Metheglin: é hidromel tradicional com ervas ou especiarias adicionadas. Alguns dos metheglins mais comuns são gengibre, chá, casca de laranja, noz-moscada, coentro, canela, cravo ou baunilha.

Midus: feito de mel natural de abelha e suco de baga. Infundido com flores de cravo, bolotas, botões de álamo, bagas de zimbro e outras ervas. Geralmente entre 8% e 17% de álcool.

Mõdu: uma bebida fermentada tradicional estoniana com sabor de mel e teor alcoólico de 4,0%.

Morat: uma mistura de mel e amoras.

Myod: hidromel de origem russa, uma mistura de mel e água ou sucos de bagas, submetida a uma fermentação anaeróbica muito lenta (12-50 anos) em recipientes herméticos em um processo semelhante ao vinagre balsâmico tradicional.

Oxymel: outra receita histórica de hidromel, misturando mel com vinagre de vinho.

Pitarrilla: bebida de origem maia feita a partir de uma mistura fermentada de mel silvestre, casca de árvore balché e água doce.

Pyment: um melomel feito a partir da fermentação de uma mistura de uvas e mel; Pyment feito com uvas brancas também pode ser chamado de “hidromel branco”.

Hidromel rápido: um tipo de receita de hidromel que se destina a envelhecer rapidamente, para consumo imediato. Por causa das técnicas usadas em sua criação, o hidromel curto compartilha algumas qualidades encontradas na sidra: principalmente que é efervescente e muitas vezes tem um sabor de cidra.

Hidromel vermelho: uma forma de hidromel feito com groselhas.

Rhodomel: feito de mel, rosa mosqueta, pétalas de rosa ou attar de rosa e água.

Rubamel: um tipo específico de melomel feito com framboesas.

Hidromel de saco: refere-se ao hidromel que é feito com mais mel do que os normalmente usados. O produto acabado contém uma concentração de etanol acima da média, com teor alcoólico igual ou superior a 14%.

Hidromel curto: um hidromel feito com menos mel do que o habitual e destinado ao consumo imediato.

Sima: uma variedade finlandesa de baixo teor alcoólico de fermentação rápida, temperada com limão.

Trójniak: Um hidromel polonês, feito com duas unidades de água para cada unidade de mel.

Conheça o Hidromel Meadwine

Somos a primeira hidromelaria pioneira no estado do Rio Grande do Sul que produz a bebida legalizada hà mais de 7 anos com qualidade e excelência. A receita de hidromel da Meadwine é baseada em conhecimentos muito antigos dos povos Celtas. Tal receita foi encontrada em um livro na Biblioteca Nacional de Londres que deu início à empresa.