o que é hidromel

O que é Hidromel? Conheça a Bebida dos Deuses

O que é hidromel?

O hidromel é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do mel, sendo provavelmente a bebida mais antiga do mundo pois pode ocorrer espontaneamente na natureza. Contudo, hoje com o domínio das técnicas e processos de fermentação a sua base é compreendida por água, mel e leveduras, assim podendo ser suave ou até mesmo seco ao paladar dispondo de uma uma infinidade de outras variações que serão apresentadas nos tópicos abaixo.

Ele é bastante semelhante ao vinho, ou seja, processo de produção desde o início até o fim é muito similar. Porém, a diferença entre os dois são os ingredientes utilizados, enquanto o vinho é feito da uva o hidromel é utilizado o mel, por isso também ele é conhecido como “vinho de mel”.

Qual a origem da bebida?

A sua origem remonta as pinturas rupestres na África Meridional com estimativas de terem entre 15 e 20 mil anos, assim sendo considerada a mãe de todas as bebidas alcoólicas fermentadas. Com a evolução das civilizações em diferentes épocas e regiões do mundo, ele foi introduzido em diversas culturas e povos como os Celtas, Chineses, Gregos Antigos, Romanos, Vikings e Francos., mas os povos vikings em especial deram grande fama para a bebida. Até mesmo na América a bebida também foi produzida pelos Maias e Índios Brasileiros, estes em especial criaram hidroméis a partir do mel de abelhas nativas sem ferrão.

Tipos de hidromel

Por ser uma bebida muito versátil e capaz de suportar variações a partir da adição de diferentes processos e ingredientes, o hidromel ganha nomes específicos para cada uma dessas variações. Confira:

– Braggot com grãos e malte;

– Melomel com frutas em geral;

– Capiscumel quando tem pimentas na composição;

– Bouchet é com mel caramelizado;

– Morat é com amoras e outras frutas vermelhas;

– Cyser com maçãs;

– Metheglyn é feito com ervas e/ou especiarias;

– Pyment é hidromel com uvas;

– Stone Fruit Mead é com frutas de caroço como a manga e o pêssego;

– Rhodomel é produzido com rosas ou flores;

Qual é o gosto do hidromel?

Normalmente o hidromel apresenta gosto característico do mel, equilibrado, seco e intenso, ao contrário do que muitos pensam o hidromel geralmente não tem gosto adocicado. Isso ocorre porque no processo de fermentação as leveduras transformam os açúcares do mel em álcoois.

Mas para quem gosta de bebidas mais suaves é possível manter o hidromel adocicado de várias formas, uma delas é interromper a fermentação e conservar determinada concentração de açúcares na bebida.

 

Como se deve tomar hidromel?

Para tomar o hidromel e ter uma boa experiência gustativa deve-se primeiramente tomar um gole e mantê-lo na boca por alguns segundos sob a língua para ativar as papilas gustativas e depois engolir.

Após esse processo é recomendado tomar pequenos goles e ir sentindo as características e sabores de dulçor, acidez, taninos e transições. Para quem busca uma experiência gustativa mais completa recomenda-se sentir o aroma da bebida antes de tomá-la.

Conheça o Hidromel Meadwine