hidromel o que é

Hidromel: o que é, qual a sua origem e tipos

O que é hidromel?

O hidromel é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do mel, sendo provavelmente a bebida mais antiga do mundo pois pode ocorrer espontaneamente na natureza. Contudo, hoje com o domínio das técnicas e processos de fermentação a sua base é compreendida por água, mel e leveduras, assim podendo ser suave ou até mesmo seco ao paladar dispondo de uma uma infinidade de outras variações que serão apresentadas nos tópicos abaixo.

Ele é bastante semelhante ao vinho, ou seja, processo de produção desde o início até o fim é muito similar. Porém, a diferença entre os dois são os ingredientes utilizados, enquanto o vinho é feito da uva o hidromel é utilizado o mel, por isso também ele é conhecido como “vinho de mel”.

Qual a origem da bebida?

A sua origem remonta as pinturas rupestres na África Meridional com estimativas de terem entre 15 e 20 mil anos, assim sendo considerada a mãe de todas as bebidas alcoólicas fermentadas. Com a evolução das civilizações em diferentes épocas e regiões do mundo, ele foi introduzido em diversas culturas e povos como os Celtas, Chineses, Gregos Antigos, Romanos, Vikings e Francos., mas os povos vikings em especial deram grande fama para a bebida. Até mesmo na América a bebida também foi produzida pelos Maias e Índios Brasileiros, estes em especial criaram hidroméis a partir do mel de abelhas nativas sem ferrão.

Tipos de hidromel

Por ser uma bebida muito versátil e capaz de suportar variações a partir da adição de diferentes processos e ingredientes, o hidromel ganha nomes específicos para cada uma dessas variações. Confira:

– Braggot com grãos e malte;

– Melomel com frutas em geral;

– Capiscumel quando tem pimentas na composição;

– Bouchet é com mel caramelizado;

– Morat é com amoras e outras frutas vermelhas;

– Cyser com maçãs;

– Metheglyn é feito com ervas e/ou especiarias;

– Pyment é hidromel com uvas;

– Stone Fruit Mead é com frutas de caroço como a manga e o pêssego;

– Rhodomel é produzido com rosas ou flores;

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp